Sobre saias e afins

Saiote

Nas saias a feminilidade explode, de maneira sensual, meiga, infantil, sexy ou criativa. As peças são extremamente versáteis e o conceito permite inúmeras variações na modelagem, no corte, comprimento e nos detalhes… e a necessidade de um complemento, uma outra peça para compor, faz com que seu uso não seja tão simples ou óbvio quanto o dos vestidos. Algumas ideias básicas podem auxiliar a entender como é que as saias funcionam e também em quem cada modelo deve ser aplicado.

Saias_1

Modelagem aberta, evasê.

Nas saias existem variações quanto a comprimento, modelagem e caimento. O comprimento pode ser desde o mini ao longo, passando pelo midi, longuete, mediano… enfim, todas as ideias possíveis. O comprimento mais neutro é aquele que fica logo na linha dos joelhos, nem acima e nem abaixo; para mulheres de pernas finas e longas vale apostar nos curtos e nos longos; já mulheres de pernas grossas devem tomar cuidado com os modelos curtos e mulheres de pernas curtas precisam passar longe dos longuetes. Porque, generalizando, quanto mais perna a mostra mais longas elas ficam… só que no caso de coxas grossas esse efeito pode e provavelmente vai cair na casa da vulgaridade.

Saias_2

Modelagem reta, padrão

Sobre a modelagem é preciso observar se a mesma é afunilada, reta ou aberta. O corte afunilado é o que mais alonga a silhueta, no entanto costuma ressaltar gordurinhas, culote ou mesmo um bumbum grande demais; na opção reta está uma ideia neutra, mas nem por isso um curinga pois tende a colocar em voga certos defeitinhos da silhueta; já o modelo aberto disfarça quadril largo demais, enquanto o corte amplo cria curvas mas achata o corpo.

Saias_3

Modelagem afunilada, lápis.

Quanto ao caimento é preciso ver se a peça é mais armada, estruturada ou fluida. Tudo isso vai depender da combinação de modelagem com tecido. Uma peça mais estruturada de tecido encorpado esconde melhor defeitinhos, mas se esse tecido for grosso demais ele acaba por agregar peso visual; já um tecido molinho e leve é delicado e aplica movimento a silhueta, mas numa modelagem muito seca o efeito é de salientar excesso de volume ou mesmo um corpo sem formas muito definidas.

Saias_4Modelagem ampla, godê ou semi-godê.

Por fim, a combinação. Misture peças amplas com peças ajustadas, e peças justas com outras amplas; para equilibrar o peso é preciso haver contraste, principalmente no caso de saia ampla. Se a saia for mais detalhada, com plissados ou nesgas, fique de olho em blusinhas básicas e secas – permitindo-se estampas ou muitas cores; se a saia for bem limpinha a blusa pode e deve ser trabalhada, pra que o resultado final não seja sem graça.

Essa é a parte 1 do post. Em breve a continuação.

6 pensamentos em “Sobre saias e afins”

  1. Adorei o post! Gostaria de dicas de onde comprar saia lápis de cintura alta aqui em BH!!!!!!
    Quem sabe na continuação do post…
    Beijos!

  2. Olá! Muito obrigada pelo post! Amei as dicas!
    Eu quyeria saber de vc se vai continuar usan do plissado no verão…
    Pq ninguém lembra de Mariano Fortuny que foi o estilista que criou o Delphos, vestido de inspiração grega, em seda plissada. Nossa, seria um tema maravilhoso para um desfile! E super atual!

  3. Amo saias (e vestidos!), se pudesse só usaria isso, mas no dia a dia, sobe/desce de escada, sentar, vento (eu moro em uma cidade de praia, venta muito em certas epocas do ano), nao dá, nao é pratico, mas sempre que saio a passeio, procuro usar saia. Gosto do modelo reto e godê (adoro o balanço que a saia dá, acho super feminino e charmoso) e um pouco da afunilada (essa tenho que escolher bem pois tende a marcar no quadril, tenho uma cintura alta e nao justa no quadril, entao fica otimo!).

    Mas sabe que tenho dificuldade de encontrar saia nas lojas, 90% é calça/bermuda/short, alguns vestidos e uns poucos modelos de saia. Uma pena!

    Bjs

  4. No verao costumo usar vestido e saia, mas no inverno, tenho dificuldade em saber qual meia fica melhor; Como tenho perna grossa,acabo optando pela preta,e acabo na mesmice…Sem contar com o sapato.Que tal vc falar sobre a combinacao ‘saia _ meia_calsa e alkle boots’!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *