O que eu aprendi sobre identidade visual trabalhando na Rock Content

Antes mesmo de ser jornalista, eu sou designer e consultora de estilo. Mas disso vocês já sabem. O que vocês talvez ainda não saibam é que eu sou produtora editorial na Rock Content, empresa que é referência mundial em marketing de conteúdo.

Para quem não é do meio, o conceito de marketing de conteúdo pode parecer complexo — mas é bem fácil entendê-lo. Marketing de conteúdo é uma maneira de trabalhar a sua presença online e, dessa forma, atrair e fidelizar clientes por meio da produção de conteúdos altamente relevantes.

Ao entrar na Rock, imaginei que aprenderia a dominar métricas e rankear blog posts na primeira página de busca do Google. O que já me animou, confesso. Só não pensei que começaria a entender com mais profundidade o sentido de estilo e identidade visual. É sobre isso que falo com vocês a partir de agora.

Onde marketing de conteúdo e moda se encontram

Identidade visual é o jeito que você se comunica com o mundo. É uma linguagem estética, construída por meio de roupas e complementos, que contam de maneira silenciosa quem você é e quer ser. O seu corte de cabelo, maquiagem, gestos e até mesmo o jeito de andar entram no escopo do estilo, que tende a mudar de acordo com as alterações pelas quais você passa na sua vida.

Vamos falar sobre Anitta. Sua imagem vem mudando com o tempo e a cada novo lançamento ela manipula um tipo de visual, sempre dentro de uma estética sensual. Isso ela não perde e é uma de suas marcas registradas.

Mudam cores, tecidos, mas a cantora mantém com coerência uma mesma pegada sexy e urbana. Com isso é facilmente reconhecida, muito além dos modismos.

Mas o que tem isso a ver com marketing de conteúdo? Marketing de conteúdo é a sua mensagem direta para o mundo, sem interferências e ao alcance de alguns cliques. Pode acabar o Facebook, o Instagram ou o YouTube, o seu blog continua a existir.

Assim é com nossa identidade visual, como é com a imagem de Anitta. As tendências passam, mudam, mas ela continua comunicando a sua personalidade por meio de ferramentas estéticas da sensualidade.

Podem acabar marcas, podem passar as tais tendências, podem mudar os modismos. Tudo bem. Nossas escolhas visuais seguem fortes, quando temos bem alinhado o nosso gosto resumido em roupa.

Estilo relacionado ao funil de vendas

Penso ainda que o funil de vendas pode funcionar como ferramenta de moda, como uma maneira de mostrar os estágios pelos quais a nossa imagem comunica.

Assim como no marketing de conteúdo, a nossa imagem é capaz de gerar atração, consideração e conversão. Não como em uma paquera, mas no sentido de sua imagem pode aproximar o outro, gerar interesse e por fim deixar sua marca.

Já pensou em como essa analogia do funil de vendas do marketing de conteúdo relacionada à identidade visual pode ser útil para imagem profissional, ou para quem está pensando em uma mudança drástica de guarda-roupa?

São formas de construir camadas visuais com os mais diversos objetivos.

Moda ligada à cultura do feedback

No mais, algo que muito se fala na Rock é sobre a importância da comunicação e do feedback. Isso também mudou meu jeito de encarar a moda.

Não existe o errado, o feio e já até falei algumas vezes aqui sobre a questão do gosto pessoal. Só que eu ainda não havia pensado no meu feedback pra mim mesma — e para os outros. Em ser menos crítica e mais generosa. No olhar para dentro, buscando avaliar o que eu acho sobre a minha imagem, descobri novas formas de validação pessoal, com mais empatia.

O marketing de conteúdo, sob a ótica da moda, é a sua identidade visual! É o jeito que você escolhe se comunicar com o mundo e é uma construção 100% sua, pessoal.

Aconteça o que for, ninguém tira de você o seu estilo.

Essa é a minha nova forma de abraçar a moda, pensando cada vez mais na construção de uma mensagem sólida que é compartilhada do jeito que eu escolhi, com uma maneira que permite um visual otimizado é estratégico. O que acha? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *