Encontro de Consultores de Imagem

Publicado em Categorias Viés do Saber

Encontro_2

Aconteceu no último sábado, dia 12.12, o Encontro de Consultores de Imagem. Ao que tudo indica esse foi o primeiro evento do tipo, onde toda a classe ou a parcela mineira que se dispôs a tal se reuniu em busca de um único objetivo – valorizar a profissão.

A consultoria de imagem não é um campo novo ou recente, mas ainda está trilhando seu caminho e se estruturando; no Brasil ainda não somos conhecidos ou reconhecidos devidamente. Métodos de trabalho, formas de se profissionalizar, caminhos para encontrar clientes… tudo isso é muito pessoal, mas por que não dividir um pouco do que já se sabe ou aprendeu?! E foi isso o que aconteceu no encontro.

Encontro_1

Há um número crescente de pessoas empenhadas  em trabalhar com consultoria de imagem, mas vale lembrar que a profissão é como toda outra profissão e requer dedicação, estudos, pesquisas, comprometimento e muita seriedade; não trabalhamos com moda e sim com pessoas, por isso a paixão deve estar vinculada não ao consumismo e sim à vontade de entender alguém. Como dizem as Oficinas “é preciso gostar mais do pé do que do sapato”.

Cada um molda sua formação do jeito que considerar mais adequado a sua linha de trabalho e também a suas capacidades. De onde você sai e pra onde você vai é o que deve ser analisado, mas é preciso ter a técnica que se faz a maior e mais forte ferramenta de uma boa atuação.

Colegas e não concorrentes. Chega de querer passar a perna em quem trabalha como você, buscando um mesmo objetivo; se queremos e buscamos respeito, se queremos ser valorizados, devemos ter a ambição conjunta de crescer como um todo. Há mercado pra todo mundo, afinal cada profissional é diferente e por isso vai encontrar alguém que se interesse por sua linha de trabalho. Há a necessidade latente de uma associação ou algo do tipo, pois é interessante regulamentar algo que hoje pode ser exercido por qualquer um e de qualquer forma.

Não basta estudar, é preciso atuar. Cursos e mais cursos, no Brasil ou no exterior, são ótimos mas o conhecimento se perde quando o saber não é praticado. Deve-se começar de algum lugar, de alguma forma, pois esse impulso inicial é o que alimenta dúvidas que serão esclarecidas com o passar do tempo.

Enfim, agradeço ao convite e a iniciativa de Dani Amado. Foi ótimo participar e espero que esse seja o primeiro de muitos encontros que podem e devem acontecer em outros estados e, futuramente, de forma nacional. Que tal?! Juntos somos mais (bem clichê, mas é fato).

As fotos são de Fernando Moretzonh.

Ignorem minhas caretas… é o meu jeitinho.

7 pensamentos em “Encontro de Consultores de Imagem”

  1. Olá Amanda!
    Concordo totalmente com vc, também sou consultora de imagem e gostaria de ver minha profissão regulamentada, mais reconhecida e valorizada.
    O encontro deve ter sido ótimo!!
    Bjsssssssssssssss

  2. oi amanda! o prazer foi todo meu! ótimo post! acho que foi muito válido o encontro… muitas idéias e caminhos pro futuro.
    assim que começarmos a estruturar o próximo, te aviso sim! beijo

  3. Amanda, parabéns por seus comentários embasados em estudos e experiências! E realmente, vamos lutar para que a profissão Personal Stylist e afins sejam respeitadas tão quanto às tradicionais.
    Felicidades!
    Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *