Efeito em Listras

Publicado em Categorias Moda Teórica

Listras, listras e listras. Muitos se limitam a dizer que as verticais emagrecem e as horizontais engordam. Que denominação mais cruel essa, hein?! Seria razão para que o sindicado das listras se revoltasse, já que algumas sofrem sérios preconceitos em sociedades quase que dominadas por pessoas que querem, de qualquer forma, parecer mais magrinhas.

Brincadeiras à parte há de se dizer que entender e aplicar de forma prática e eficiente as listras no visual pode ser mais divertido e menos óbvio do que se parece. Além de analisar a posição das mesmas na peça precisamos observar, ainda, as cores, espessuras e também a intensidade das mesmas – sem contar o efeito que a própria modelagem pode gerar.

  • Listras grossas, sejam elas verticais ou horizontais, vão sempre agregar volume – ainda mais se forem estruturadas por tons contrastantes. Há de se lembrar que quanto maior o contraste, a diferença, entre as cores das listras mais peso visual a mesma possui.
  • Tamanho e a força da listra deve ser medidos em comparação a sua silhueta e não a de outras pessoa; uma listra pode ser fina pra mim, mas grossa pra você… dependendo de como seu corpo é.
  • Listras finas, trabalhadas em ton sur ton, são maravilhosas para se disfarçar gordurinhas ou mesmo volumes extra; quando há variação entre a espessura das listras tal efeito é potencializado de forma a criar uma ilusão perfeita que engana muito os olhares.
  • Quando colocadas em diagonal as listras passam a ter outro sentido, o que muito acontece em saias ou vestidos; de toda forma pode-se pensar mais no efeito positivo da posição, já que tal orientação tende a alongar a silhueta.
  • Em alguns casos as listras de espessura estática, sempre igual, e combinação de apenas dois tons tendem a gerar um efeito extremamente caracterizado; a imagem que automaticamente surge é a de prisioneiro, palhaço ou marinheiro – dependendo da opção de cor.
Porque, enfim, nada muito simples e generalizado constrói efeito coerente a nossa realidade. Se vestir fosse tão tabuada assim, no sentido de isso é isso e aquilo é aquilo, as revistas de moda seriam fininhas e os blogs nunca teriam posts como esse aqui. Mas ah, deve ser algo como preguiça de pensar ou mesmo falta de vontade de se divertir com as vestimentas que ora nos fazem quebrar a mente e logo depois nos ofertam deliciosas loucuras. Por isso antes de sair fechando a cara pra camiseta de listras horizontais dê uma chance ao modelo e veja se ele cai bem… em você!

6 pensamentos em “Efeito em Listras”

  1. Achei excelente o post. Tenho uma blusa de lã com listras bem grossas horizontais pretas e cinzas. Como ela é um pouco curta e a gola é rulê, a tendência é achatar… Maaaas, ela disfarça as gordurinhas que sobram no abdômem, logo abaixo do umbigo! Usada com um jeans de cintura normal (cujo cós encontra com a barra da blusa), escuro e com listas beeeeeeem fininhas na vertical (eu nao entendo essa calça, ela tem alguns fios brancos na vertical, muito discretos, mas que alooooooooooongam a silhueta. nunca tinha visto jeans assim!), ela me deixa com cara de moça alta e magra (e eu nao sou magra, tenho uma pancinha… e 1,58 de altura!).
    Por isso eu não costumo acreditar muito nessas regras de roupa. Prefiro provar tuuuuuuudo o que puder provar e ter sempre um bom espelho e a minha mãe do lado.

  2. Ótimo post, Amanda.
    Bastante esclarecedor. Eu adoro listras!!!
    Só não consigo perder o "preconceito" com aquelas listras horizontais de vermelho e preto, qdo as vejo, só 1 nome me vem a cabeça: Freddy Krueger. rsrs

  3. Eu amo listras! Amo tanto que tenho que me controlar para nao sobrecarregar o guarda-roupa com tanta listra. Mas tenho uma explicaçao para minha obsessao, rsrrss: eu adoro estampa, mas evito comprar peças assim, pq acabam ficando marcadas e/ou datadas, alem da dificuldade de coordenar (eu tenho!). Entao seleciono bem as peças estampadas que compro. E aí para compensar meu amor as estampas e a neutralidade de cores que predomina no meu armario ultimamente, eu compro as listras :))))) Coisa de louco, eu sei! rsrs

    Bjs

  4. Amanda, ajuda suas leitoras a fazerem compras inteligentes para esse verao, pq imagino que o nude vai predominar nas vitrines. Eu adoro, acho muito bonito e elegante mas temos que admitir que nao é todo nude que fica bem, as vezes ele deixa a pessoa apagada e sem graça (se ela for muito branquela como eu!).
    ai ai, o que fazer? Se eu pretender fugir da enxurrada de nude que virá por ai?!

    Bjs

  5. Gosto muito de listras em outras pessoas mas em mim ainda nao consigo muito bem. Vou tentar aproveitar suas dicas ótimas para ousar dentro da minha realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *