Cores quentes e cores frias

Não é de hoje que falo no blog sobre cores quentes e cores frias. Mas, nunca parei para explicar – sem rodeios – o que elas são. Conhecer um pouco sobre o círculo cromático é essencial para quem valorizar ao máximo a sua imagem. 

quenteefrio1

As cores têm vários aspectos. Entre tantos, há a questão da temperatura. Para saber qual cor é quente, ou fria, é preciso dar uma olhadinha no círculo cromático. Do lado que estão as cores rosa, azul e verde, estão as cores frias. Do lado oposto, com o vermelho, laranja, amarelo e também o violeta, estão os tons quentes.

Simplificando ainda mais: cores quentes tem como referência o vermelho. Já as frias, o azul. É como pensar nos opostos da natureza. O sol e a lua. A água e o fogo. O quente remete a total saturação do vermelho. Já o frio, ao azul saturado por completo.

Cores e sensações

Enquanto a cor fria é refrescante, como uma piscina em um dia de verão, a cor quente aquece, como uma sopa em um dia de inverno. São opções que geram impactos não só na nossa imagem, mas também nas nossas emoções.

quenteefrio2

E como isso afeta a nossa imagem? Para que a nossa imagem seja coerente, e para que a gente possa usar cores que iluminem nosso rosto, valorizem nossos traços e as nossas características naturais, é preciso conhecer quais são os tons que funcionam melhor para você. Tudo isso por meio da análise de cores (um dos serviços oferecidos pela Consultoria de Estilo, tá?).

quenteefrio4

Os tons são estabelecidos pensando em aspectos como temperatura, intensidade e profundidade. Nossa combinação de cores naturais – tom dos olhos, cabelos, pele, lábios, determina nossa cartela de cores. Então, com isso vamos saber se as nossas melhores cores são frias, quentes ou neutras! Sim, há essa possibilidade.

quenteefrio5

Mais do que isso podemos usar a temperatura das cores para enviar mensagens ao vestir. Se queremos um visual mais agressivo e envolvente, vamos de cores quentes. Na busca por algo mais neutro, equilibramos as temperaturas. Quem sabe ainda uma pegada mais introspectiva, que pode ser conquistada com as cores frias… Porque as cores têm esse poder.

Quer ver mais? Falei sobre o assunto em vídeo, no YouTube

Para não perder nenhum vídeo novo, inscreva-se no canal!

1 pensamento em “Cores quentes e cores frias”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *