O que são cores abertas e cores fechadas?

Cores abertas e cores fechadas: termos muito utilizados por profissionais da moda, design e das artes. Mas, afinal, o que são?

Cores abertas x cores fechadas

Antes de tudo é importante entender que o conceito de cores abertas e cores fechadas não é semelhante a ideia de cores quentes e cores frias. Para saber como funciona a classificação dos tons, por temperatura, veja aqui.

As cores abertas/fechadas são definidas por sua intensidade. E, mais do que isso, por sua forma de expressão. É uma questão quase que subjetiva (para não dizer subjetiva por completo).

Tons comunicam. E, se tivessem personalidade – como uma pessoa – poderiam ser caracterizadas como cores mais expansivas, introspectivas, discretas ou chamativas.

Tudo isso até mesmo combina com nossa personalidade e com as escolhas que intuitivamente realizamos ao vestir.

O amarelo vibrante é uma cor aberta, enquanto o azul marinho é uma cor fechada. Contrastes de tons e mensagens.

Qual a definição?

Cores aberta são cores intensas, fortes, chamativas e/ou vibrantes. Já as cores fechadas passam pelos neutros, pelos tons delicados, suaves e palas cores escuras. 

Duas cores, uma fria, outra quente, abertas! Resultados diferentes, pela temperatura, mas ambos vibrantes e alegres

A forma de aplicar uma cor, mesmo em bases neutras e similares, muda todo o tom do look!

Como usar a cor aberta ou a cor fechada?

Pense nas cores abertas/fechadas como possibilidades de se expressar. Para momentos mais alegres, felizes, informais, invista nas cores abertas. Para momentos mais formais, sérios, nos quais você não quer chamar muita atenção, aposte nas cores fechadas.

Em um ambiente mais formal, com vontades formais, é indicado apostar nas cores fechadas; já em ambientes informais, ou personalidades vibrantes, aposte nas cores abertas

Cada ambiente de trabalho pede por uma intensidade de cor, assim como por um estilo. Isso, claro, também varia de acordo com quem usa. Lembre-se que sua personalidade pode (e deve) estar presente na sua forma de vestir profissionalmente. Afinal, roupa é comunicação.

Ao usar cores fechadas, você chama menos atenção do que ao usar cores abertas

Naturalmente, uma cor aberta chama mais atenção que uma cor fechada. Por isso se você quer se fazer notar, cores abertas: rosa pink, laranja vibrante, amarelo intenso, azul celeste, tons neon, entre outros. Para passar despercebido, cores fechadas – combinadas a modelagens limpas.

Vale dizer, ainda, que tons quentes e frios, de certa forma, dão uma dica sobre a questão da cor ser aberta ou fechada. Muitas vezes os tons quentes são abertos e os tons fechados, frios. Mas, não fique ligado nisso. Porque é importante, neste caso, entender a vibração das cores.

Tem vídeo feito para você!

Se inscreve no canal assim você não perde nenhum vídeo novo e tem acesso a um conteúdo mais do que especial.

SalvarSalvar

2 pensamentos em “O que são cores abertas e cores fechadas?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *