12 maneiras de ser produtivo

Publicado em Categorias N Maneiras

productive

Dicas para conseguir aproveitar ao máximo o dia e finalizar tarefas e obrigações com mais leveza e eficiência.

1. Cuide do seu sono. O descanso é vital para um dia produtivo. Com a mente relaxada as ideias fluem com muito mais eficiência.

2. Seja fiel ao despertador. O tempo perdido a cada manha com o modo “soneca” é tempo desperdiçado. Treine sua mente e seu corpo para respeitar os horários estabelecidos, aproveitando cada minuto desde o começo do dia.

3. Faça listas. Organize sua vida pessoal e profissional listando suas tarefas. Estabeleça prioridades e lance mão dos diversos aplicativos para smartphone e computador que ajudam em tal questão.

4. Seja organizado. Guarde cada com em seu lugar para evitar o tempo perdido procurando objetos, papeis e afins. Acostume-se a ter um lugar fixo para as coisas importantes, como chaves, documentos e gadgets.

5. Alimente-se bem. O corpo bem alimentado funciona como uma máquina nova. Comidas pesadas, gordurosas e de difícil digestão, por exemplo, dificultam muito a concentração, principalmente após refeições mais completas, como o almoço.

6. Mantenha-se ativo. Exercite o corpo e a mente, fazendo caminhadas e brincando com jogos desafiantes (quebra-cabença, xadrez ou a tradicional paciência).

7. Dê uma pausa. Nos momentos em que tudo parece perdido, saia um pouco do seu ambiente de produção e pense em outras coisas. Vale navegar por sites de amenidades, tomar um café/chá ou conversar com os colegas.

8. Estabeleça um tempo para a pausa. Dê um tempo para seu corpo e para sua mente, mas não se perca. Relaxe por alguns instantes, telefone para uma pessoa querida, leia uma revista. Seja em casa, ou no trabalho, curta alguns instantes de ócio e depois volte à ativa.

9. Não procrastine. Deixar as coisas para outro dia, outra hora, outra vida, faz com que tarefas virem problemas. Encare cada atividade como algo a ser vencido e aprenda a curtir a sensação de ter superado uma dificuldade ou uma obrigação desagradável.

10. Permaneça motivado. Aposte em músicas, frases de inspiração ou ícones para se inspirar e continuar firme em seus objetivos.

11. Tenha prioridades. Faça primeiro o que, na sua opinião, é mais importante ou mais fácil. Tenha uma linha de ação para começar o seu dia e evite querer solucionar tudo ao mesmo tempo.

12. Antecipe-se. Acostume-se a finalizar tarefas antes do prazo esperado, mesmo que este fato fique só para você. A pressão da última hora pode não funcionar todas as vezes e isso gera uma tensão absurda. Seja para renovar documentos ou chegar a um compromisso na hora certa, programe-se com um tempo (ou dias) de sobra que podem ser úteis em caso de imprevistos.

13. Divirta no seu dia-a-dia. Arrumar a casa, enfrentar o trânsito, responder emails ou ir ao banco, tudo isso pode ficar menos penoso com um livro, um tocador de MP3, um lanche gostoso ou a companhia do animal de estimação. Encontre formas de deixar a vida mais leve, envolvente e, por fim, feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *